O mercado de afiliados é um dos segmentos do marketing digital para ganhar dinheiro online mais citados atualmente. E não é para menos, afinal, as vantagens que esse meio oferece são várias.
Desde a liberdade de ser empreendedor e poder trabalhar com horários flexíveis e de qualquer lugar. Até a maior facilidade de escalar as vendas e fazer dinheiro de forma rápida. Mas, do que se trata exatamente o mercado de afiliados? O que fazer para gerar renda como afiliado digital?
Para esclarecer essas e outras dúvidas sobre o assunto, preparamos esse artigo completo. Acompanhe conosco a leitura e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Mercado de afiliados – O que é?
De modo geral, podemos dizer que o mercado de afiliados consiste em um ramo do marketing voltado para promoção de vendas. Quem atua nesse mercado recebe o nome de afiliado e é responsável pela divulgação de produtos. Sejam eles físicos ou digitais (infoprodutos).
Como funciona
Para atuar no mercado de afiliados é necessário se cadastrar em um programa de afiliados. Atualmente existem várias plataformas dedicadas a esse segmento. Entre as mais conhecidas, estão:
- Hotmart
- Eduzz
- Monetizze
- Magazine Você, entre outras.
Após efetuar seu cadastro, você deve escolher um ou mais produtos dentro da plataforma para se afiliar. Uma dica é buscar por produtos que tem maior destaque de vendas nesse meio ou os que oferecem as melhores comissões.
Assim que sua solicitação de afiliado for aprovada você ganha acesso a um link de divulgação. E pode começar a divulgá-lo através de sites, redes sociais, blogs e todos os outros meios que encontrar.
Cada venda efetivada através do seu link de afiliação, você ganha uma comissão. Essa porcentagem é definida pelo proprietário do produto. Então, o afiliado, já sabe antes de começar a divulgação, quanto irá ganhar por cada venda feita.
Como começar a empreender no mercado de afiliados
Existem alguns pré-requisitos iniciais que toda pessoa que deseja empreender no mercado de afiliados deve atender. São eles:
- Possuir um endereço de e-mail válido;
- Possuir um documento oficial de identificação como RG, por exemplo;
- Ter idade mínima de 18 anos;
- Se cadastrar em uma plataforma de afiliados.
Atendendo aos requisitos acima, você já pode começar a ganhar dinheiro através da divulgação de links de seus produtos afiliados. Além disso, vale destacar que nesse mercado você pode seguir basicamente uma dessas duas modalidades:
- Afiliado Árbritro: Esse tipo de afiliado é aquele que ganha dinheiro sem se expor na internet através de anúncios ou com a utilização de redes sociais anônimas.
- Afiliado Autoridade: É o tipo que se se expõe ao púbico e utiliza o seu nome para divulgar produtos.
Uma vez escolhido o tipo de afiliado que deseja ser, veja a seguir algumas dicas para empreender e ganhar dinheiro no mercado de afiliados:
Escolha um bom nicho de mercado
Procure selecionar um nicho de mercado que você tenha afinilidade e que esteja em alta no momento.
O nicho é basicamente a área sobre a qual você vai tratar e é a partir dele que você definirá os produtos que irá vender. Por isso, uma boa escolha aqui é muito importante.
Encontre um bom produto para divulgar
Na hora da escolha é importante avaliar se esse produto é bastante vendido, quais as avaliações dele. E também a quantidade de materiais e informações que você terá a sua disposição para trabalhar.
Conhecer bem o produto que pretende promover também é necessário. Só assim você saberá quais problemas do seu público eles resolvem e poderá recomendá-lo com maior propriedade.
Para isso é importante que você leia todos os manuais, solicite informações detalhadas ao produtor.
Desde modo você poderá apresentá-lo com confiança e da melhor forma possível, cativando sua audiência. E fazendo com que ela passe a consumir todos os produtos que você indica.
Desenvolva conteúdos de qualidade
Produza conteúdos de valor para a sua audiência para que ela perceba o seu comprometimento em resolver o problema dela. Para isso, uma dica é desenvolver habilidades de copywriting ou escrita persuasiva.
Ou seja, consiste basicamente em produzir conteúdo que não apenas oferecem os produtos. Mas induzem os consumidores a comprá-los de forma espontânea, através do uso de gatilhos mentais.
Utilize as ferramentas corretas
Em se tratando do mercado de afiliados, utilizar as ferramentas corretas para atrair, converter e fidelizar clientes é metade do trabalho. Portanto é de extrema importância dar atenção a isso.
Entre as melhores ferramentas estão:
- Trello e o Asana, para a organização;
- Landing pages ou páginas de venda, para conversão de clientes;
- LeadLovers, para trabalhar com e-mail marketing.
Gostou das dicas? Então considere tudo o que viu aqui e comece agora mesmo a empreender e ganhar dinheiro no mercado de afiliados!