Afinal, você sabe o que é o Auxílio Brasil? Como se cadastrar? Quais as informações são necessárias durante a fase de cadastramento?
Hoje falaremos tudo que você precisa saber sobre este importante benefício social criado pelo Ministério da Cidadania.
Se você quer saber mais sobre este programa social cujo objetivo é ajudar diversas famílias em situação de pobreza, então fique até o final deste artigo.
Auxílio Brasil: o que você precisa saber
De fato, o Auxílio Brasil é um programa muito conhecido e que ajudou/ajuda milhares de famílias pelo Brasil. Caso você ainda não saiba, o Auxílio Brasil é um programa que substituiu o famoso Bolsa Família.
Criado com intuito de trazer mais autonomia para as famílias, promover cidadania com a garantia de renda mensal e incentivo de atividades sociais e esportivas.
Caso queira saber mais, publicamos um texto falando sobre as diferenças de ambos os programas sociais.
Veja: Auxílio Brasil e Bolsa Família – Entenda as diferenças.
Certamente se está ou conhece alguma família que esteja em situação de pobreza, este texto ajudará bastante.
Hoje mostramos como saber se você possui o necessário para se cadastrar, como utilizar o aplicativo e muito mais.
1. Regras e como se cadastrar
Afinal, nem todos podem fazer parte deste programa social. A razão é muito simples, o Governo Federal juntamente com o Ministério da Cidadania possuem, como objetivo, ajudar as famílias em condições de pobreza.
Logo, não há como solicitar este benefício caso a sua condição financeira dos membros de sua família seja superior a 200,00 reais por pessoa.
Para solicitar este benefício ou qualquer outro oferecido pelo Governo Federal, você e sua família precisam, obrigatoriamente, fazerem parte do CadÚnico (Cadastro Único) e a cada 2 anos atualizarem as informações no site.
Após a inscrição sua e de sua família no CadÚnico, o Governo terá informações necessárias sobre as condições financeiras de sua família. Com isso será mais fácil se inscrever em benefícios sociais como o Auxílio Brasil, Programa Brasil Alfabetizado, Água para todos e entre outros.
Feito cadastro, chegou o momento de solicitar o Auxílio através do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Não é possível fazer o cadastro online, é necessário comparecimento na Assistência Social.
De fato, existe a possibilidade de fazer um pré-cadastro através do celular, porém é necessário comparecer no CRAS em até 120 após o pré-cadastramento feito online.
Os documentos são simples:
- Certidão de Nascimento
- RG e CPF
- Comprovante de residência
- Título de Eleitor
- Carteira de Trabalho.
Vale lembrar que é necessário apresentar estes documentos de todos os membros da família.
Outro detalhe importante é que as famílias que já tinham o benefício do Bolsa Família, já estão incluídas no Auxílio Brasil.
Aplicativo Auxílio Brasil
De fato, o tempo de espera para saber se foi aprovado ou não pode variar um pouco. Entretanto, é possível acompanhar a solicitação de forma online e gratuita.
Caso queira acompanhar pelo site, basta entrar no site CadÚnico, colocar as informações e ver como anda o processo.
Além do site, é possível acompanhar a solicitação deste benefício através do APP Auxílio Brasil. Vale a pena conferir pelo aplicativo, pois ele possui algumas funcionalidades interessantes.
Uma delas é poder acompanhar o calendário de pagamentos. Além disso, o app possui todas as informações que você precisa saber sobre este benefício social.
O aplicativo está disponível tanto para Android como para Iphone.
Vale lembrar que este aplicativo é mais para consulta. O dinheiro das parcelas caem no app Caixa Tem. Este aplicativo possui funções como: transferência de dinheiro via PIX, pagamento de boletos, função débito e até mesmo possibilidade de crédito.
Conclusão sobre o Auxílio Brasil
Certamente este programa social ajuda muitas famílias e, cada vez mais, o Governo junto com Ministério da Cidadania veem, de forma positiva, ajudando as famílias de baixa renda.
De fato, é muito importante que você mantenha as informações de sua família atualizadas no CadÚnico. Caso você tenha mudado de emprego, tenha nascido mais uma criança ou até mesmo um membro da família tenha ganhado uma nova fonte de renda, atualize. Isso, de fato, manterá seu cadastro ativo.
Sempre acesse o app para conferir o calendário de pagamento. Assim poderá fazer um planejamento financeiro mais organizado.
Espero que este artigo tenha te ajudado e muito obrigado por ter lido.
Caso queira saber mais sobre outros programas sociais, deixe um comentário e até a próxima!