Afinal, a XP investimentos é uma das maiores plataformas de investimentos em títulos, ações, renda e entre outras modalidades de investimentos.
Provavelmente você conhece ou investe através da XP. Mas, você conhece a história da XP investimentos? Como começou, quem são os donos e qual a história do início até o dias atuais?
Pois bem, fique até o final deste artigo para saber tudo sobre a história da XP.
XP investimentos: tudo o que você precisa saber
Antes de falar da história em si, caso você não conheça muito bem a XP, irei explicar um pouco sobre a prestação de serviços deles.
Pois bem, a XP é uma plataforma de investimentos. Sendo assim, criando uma conta na XP você poderá investir em ações, renda fixa, fundos imobiliários e entre outras modalidades.
Porém, além de você poder investir por conta, é possível solicitar uma consultoria financeira e, caso você possua X investidos, poderá até mesmo solicitar um cartão de crédito com benefícios dentro e fora da plataforma.
Bom, dito isso, confira agora a história.
História
O ano era 2001, Brasil passando por crise financeira, muitas e muitas pessoas com dificuldades em encontrar empregos. Mas, nada disso foi o suficiente para impedir os sócios Guilherme Benchimol e Marcelo Maisonnave de fundar a XP.
De fato, o início da XP foi um tanto complicado. No ano seguinte após a sua criação, a XP passou por muitas dificuldades em conseguir clientes. Isso porque o dólar estava em alta, porém a bolsa brasileira estava negativa. Cada vez mais gente estava saindo do mercado de ações por conta dos prejuízos.
Era um cenário meio desanimador, porém, ambos os sócios tiveram uma ideia que, literalmente, mudou totalmente o futuro da empresa. Ofertar cursos de educação financeira.
Como cursos mudou a empresa da água para o vinho? Bom, digamos que os alunos encantados com as possibilidades que o mercado de ações, renda variável etc tinham, resolveram não somente ficar na teoria, mas abrir conta na XP e se tornarem investidores.
Isso deu tão certo que, em 2017, a XP tornou-se a maior instituição de ensino de educação financeira do Brasil. Se tornaram referências em ensino e em investimentos.
Crise e sucesso
Nem com a crise de 2008 foi o suficiente para abalar a XP. Nesse período, de fato, passaram por algumas dificuldades, porém resolveram diversificar os modelos de negócios. E em 2009 assumiu novamente a posição de corretora com maior número de clientes.
O crescimento foi tão acelerado que, em 2019, a XP possuía mais de 1 milhão de clientes e estava sob custódia da corretora mais de 350 bilhões em ativos.
Mas esse ano de 2019 não foi totalmente bom, pois a XP foi, após diversos julgamentos, condenada e obrigada a pagar uma multa altíssima pelo Conselho de Supervisão da BSM. Segundo o conselho, a XP utilizava de meios para favorecer os próprios negócios e não os clientes.
Bom, após dois anos, em 2021, o Gulherme Benchimol passou o cargo de CEO para Thiago Mafra e, após isso, ficou com o cargo somente de administrador.
Nesse mesmo ano a XP entrou em uma polêmica, cujo direitos humanos e ONGs denunciaram a XP por ter um quadro desbalanceado de funcionários. Havia muitos funcionários brancos e poucos funcionários negros.
A própria XP reconheceu esse quadro e, após pronunciamento, disseram que iriam mudar as políticas internas da empresa para diversificar mais os funcionários.
No ano seguinte a XP vendeu cerca de 11,3% da empresa para o Banco Itaú.
XP investimentos
De forma resumida, essa foi a história da XP Investimentos. Uma empresa que é referência no Brasil como maior instituição de ensino de educação financeira. Além disso, é uma das maiores corretoras que este país possui.
Se você ficou curioso com a história da XP, é possível encontrar em livrarias o livro “Na raça: como Guilherme Benchimol criou a XP e iniciou a maior revolução do mercado financeiro brasileiro”. Livro que conta cada detalhe da criação da XP investimentos.
Espero que você tenha gostado deste artigo e até a próxima.