Afinal, você sabe como baixar o Aplicativo MEI? Esse aplicativo é fundamental para as pessoas que são MEI, ou seja, Microempreendedor Individual.
No texto de hoje falaremos de tudo que você precisa saber sobre MEI, como baixar o app e consultar seu CNPJ, emitir o boleto da guia do Das e muito mais.
Se você abriu ou pretende abrir um CNPJ através do MEI e formalizar seu negócio, então leia esse artigo até o final.
Aplicativo MEI: tudo que você precisa saber
De fato, antes de falarmos sobre o aplicativo em si, pretendemos explicar o que é MEI e quais as vantagens em formalizar seu negócio.
MEI é uma abreviação para Microempreendedor Individual, ou seja, é uma categoria de negócio que conta somente com uma pessoa (o empreendedor) ou no máximo duas – dono e um funcionário.
Certamente você, assim como muitas pessoas, têm dúvidas se compensa ou não formalizar o negócio através do MEI. Essa é uma dúvida comum e vou citar alguns motivos para você seriamente em abrir um CNPJ. Veja esses motivos:
- Abertura facilitada – você não precisa de um contador para abrir MEI
- Tudo 100%
- Desconto no imposto de renda
- Acesso a distribuidoras – muitas distribuidoras e fábricas só fornecem produtos para quem possui CNPJ e, graças ao MEI, você poderá expandir seus investimentos para seu negócio próprio
- Emissão de nota fiscal.
Além disso, a abertura de um CNPJ é importante para que as pessoas comecem a enxergar seu negócio como algo de confiança. Afinal, empresas que podem emitir nota fiscal são, de certo modo, mais confiáveis aos olhos dos consumidores.
Para abrir MEI é simples, basta você entrar no Portal do Empreendedor ou acessar ao site do Governo Federal (gov.br) e iniciar o cadastro. Vale lembrar que é necessário você ter em mãos documentos como CPF, CEP, última declaração de imposto de renda etc.
Um detalhe importante é que não é complicado a abertura do MEI, sendo assim, você pode fazer 100% online, de forma gratuita e sem a necessidade de contador.
Dito tudo isso, confira agora como baixar o app e quais suas funcionalidades.
Aplicativo MEI: Como baixar
Este aplicativo está disponível tanto para Android quanto iOS e para baixar é muito simples, basta escrever “MEI” na aba de pesquisa e o aplicativo com mais downloads aparecerá em primeiro lugar.
Na Play Store, o app MEI possui 64,8 mil avaliações, nota 4,2 de 5. Por ser um app simples, não é necessário muito espaço interno. Ou seja, até celulares mais antigos conseguem instalar esse aplicativo.
Funcionalidades do app
De fato, talvez a principal função seja a emissão das guias DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), porém existem outras funcionalidades interessantes neste app.
Antes de falarmos sobre as outras funções, vale lembrar que o pagamento do DAS é mensal e obrigatório. Atualmente o valor gira em torno de 60,00 reais, porém é sempre bom você conferir o valor de sua categoria, pois o valor costuma ser reajustado.
O DAS é importante que seja pago mensalmente, pois do contrário você perderá direito aos benefícios previdenciários. Veja alguns deles:
- Auxílio Doença
- Auxílio Maternidade
- Pensão por morte
- Aposentadoria por invalidez.
Além disso, caso você não pague o DAS, ficará com dívida na Receita Federal e poderá ter seu CNPJ cancelado.
Por isso o app MEI é muito importante, pois com ele você poderá emitir as guias para pagamento do DAS. Fora isso, existem outras funcionalidades como: Consultar informações sobre seu CNPJ, solicitar restituição de pagamentos feitos indevidamente e consultar histórico do Simples Nacional.
Conclusão sobre Aplicativo MEI
De fato, agora que você já sabe das vantagens de ter um CNPJ através do MEI, chegou o momento de baixar o Aplicativo MEI para não ter nenhum problema com a Receita Federal.
Sempre é bom lembrar que o pagamento do DAS é mensal e obrigatório. Por isso, sempre se organize e pague em dia. O próprio app será de extrema ajuda, pois nele com poucos cliques você terá acesso ao boleto do mês.
Espero que esse artigo tenha te ajudado a baixar o app MEI e até mesmo te dado uma luz sobre as vantagens de formalizar seu negócio abrindo um CNPJ. Obrigado por ter lido até aqui e leia também:
Como empreender e ganhar dinheiro com mercado de afiliados.