Carteira de trabalho digital

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A carteira de trabalho digital é um dos documentos de maior importância para os brasileiros. Afinal, é nela onde ficam descritos os dados profissionais e histórico do trabalhador. Até pouco tempo atrás, esses dados ficavam reunidos em um documento impresso.

Mas, hoje em dia, existe a opção online que fica salva no celular por meio de um app ou arquivo baixado da internet. O objetivo com a criação da versão digital do CTPS é trazer mais facilidades aos brasileiros. Afinal, se antes havia toda uma preocupação em armazenar a carteira de trabalho para evitar danos ou rasuras, atualmente, com a versão digital, essa preocupação já não mais existe, uma vez que todos os dados e registros ficam salvos digitalmente.

Por ser uma mudança recente, o novo modelo da carteira de trabalho ainda gera algumas dúvidas. Por isso, nesse artigo vamos falar sobre algumas características especiais da carteira de trabalho digital e como fazer para ter a sua. Boa Leitura!

carteira de trabalho digital
carteira de trabalho digital – crédito: G1

Carteira de trabalho digital: como funciona?

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A CTPS digital é um documento extremamente importante que registra o histórico profissional das pessoas. Este documento está previsto em Lei e pode ser físico e digital.

A diferença entre a carteira de trabalho digital e a física está vinculada ao modelo do histórico. Na carteira física todo o histórico de empresas e salários ficava registrado no próprio documento. Enquanto isso, na virtual, o registro fica no formato online. 

A carteira no formato digital veio para trazer facilidade para quem trabalha. Por meio dela fica muito mais fácil acompanhar e fazer a solicitação dos benefícios trabalhistas.

Vantagens da carteira digital

As vantagens da carteira digital estão relacionadas principalmente com a conveniência e a facilidade em conferir seus dados, transferências de FGTS. Além de poder ter um maior aproveitamento das vagas de trabalho.

Além disso, há uma integração entre o app e a base de dados do ministério da economia. Sem falar que a própria contratação acaba sendo facilitada. Afinal, com o uso versão digital da CTPS, empresas que utilizam o e-Social, podem contratar sem pedir documentação.

Como fazer a carteira de trabalho digital

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Para fazer a carteira digital de trabalho não tem segredo. O primeiro passo é fazer uma conta no Gov.br. Nessa conta, você vai cadastrar seus dados pessoais, um e-mail e senha de acesso.

Depois que criar sua conta nessa plataforma, você deve acessar o site da carteira de trabalho digital. Lá você deverá fazer login na área do trabalhador.

Pelo app funciona da mesma forma. Contudo é necessário fazer o download do aplicativo na loja do seu telefone, fazer o login e ter todos os dados na palma da mão.

Como identificar o número dela?

Quem está adquirindo sua carteira de trabalho digital pela primeira vez fica com muitas dúvidas ao identificar as informações no novo documento.

Uma dessas informações diz respeito ao número da CTPS digital. Acontece que, no novo modelo, o número da carteira de trabalho digital é o próprio CPF. Ou seja, ele excluiu aquela numeração antiga e série que havia antes na carteira física.

A carteira digital substitui a física?

Sim! No entanto, as pessoas que primeiramente usavam a física, devem manter o documento guardado. Sobretudo porque as informações antigas estão nele e não são transferidas para a nova carteira. Então, será preciso guardá-la caso precise usar esses registros perante a Previdência Social.

Como alterar dados nesse novo modelo?

Quando algum dado estiver incorreto na carteira digital, você deve fazer a correção quando se tratar de dados pessoais. Veja como fazer abaixo:

Para alterar dados pessoais, você deve:

  1. Primeiramente acessar o site da Receita Federal e ir na opção “Cadastro de Pessoas Físicas – CPF”
  2. Em seguida, faça a alteração necessária e pronto.

Quando se tratar de dados referente ao INSS, a correção deve ser feita dentro do site Meu INSS. Lá você vai encontrar o botão “Agendamentos/Solicitações”. Então, faça o login e clique na opção “Novo Requerimento”. Depois disso, deve procurar pelo botão “Atualização dos Dados Cadastrais”. Lembrando que o processo deve ser feito em ambos os sites.

Quando se trata de dados referentes ao trabalho, a alteração é feita pelo e-social da empresa. Quando se tratar de um emprego antigo, deve-se aguardar um período porque o banco de dados constantemente é atualizado.

Após entender como funciona a carteira de trabalho digital, faça seu cadastro corretamente e use esse documento diretamente em seu celular.

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