Aposentadoria por invalidez – Entenda como funciona

Publicidade

Procurando por informações completas de como funciona a aposentadoria por invalidez? Pois bem, chegou ao lugar certo.

Hoje falaremos de tudo que você precisa entender sobre isso. Como funciona, requisitos e muito mais.

Se ficou interessado e quer saber de tudo sobre essa modalidade de aposentadoria, então leia até o final deste texto.

aposentadoria por invalidez
Crédito: CANVA

Aposentadoria por invalidez – tudo que você precisa saber

Publicidade

De fato, não somente é possível se aposentar por idade e tempo de contribuição, mas também por conta de alguma doença ou algo que afete o seu corpo físico.

Por exemplo, uma pessoa que perdeu os braços em um acidente de carro, não terá mais condições de trabalhar, sendo assim, poderá se aposentar por invalidez.

Mas claro, vale lembrar que essa aposentadoria possui algumas regras e a pessoa passará por uma perícia médica.

Outro ponto importante é que essa aposentadoria não é a mesma coisa que o auxílio-doença. A maior diferença é que o auxílio-doença é temporário e a aposentadoria é definitiva. Porém, mesmo sendo definitiva, sempre faça exames e mantenha seu cadastro atualizado em relação a sua saúde.

Quem tem direito?

Afinal, qualquer trabalhador tem direito de solicitar e receber esse direito de se aposentar por invalidez?

Publicidade

A resposta é não, pois além da perícia médica, o trabalhador tem que estar contribuindo para o INSS e ter feito no mínimo 12 contribuições mensais.

De fato, a pessoa que trabalha por conta e não contribui com INSS não possui direito de se aposentar por invalidez.

Doenças que podem conceder o benefício

De fato, não são todas as doenças que dão o direito a aposentadoria por invalidez. No geral, doenças graves, incuráveis e contagiosas que concedem este benefício para a pessoa afetada.

Mas afinal, quais são essas doenças?

  • Câncer
  • Cegueira
  • AIDS
  • Tuberculose

De fato, essas doenças afetam, por completo, a vida do indivíduo que a possui. A cegueira, por exemplo, é algo que faz com que o trabalhador nunca mais tenha condições de trabalhar.

O câncer, principalmente por conta do tratamento de radioterapia e quimioterapia, debilita o corpo do paciente. Impossibilitando de trabalhar.

Vale lembrar que temos doenças relacionadas à saúde mental. Ou seja, doenças como depressão, esquizofrenia e demência também fazem parte e permitem que a pessoa possa se aposentar por invalidez.

No geral, essas são as principais doenças. Mas também existem outras como Parkinson, paralisia incapacitante, cardiopatia grave e entre outros.

Como conseguir se aposentar por invalidez?

Se você não é mais capaz de trabalhar por conta de uma dessas doenças citadas ou por conta de sua condição física, chegou o momento de solicitar uma perícia médica. Para isso entre no site gov.br e agende uma data.

É muito importante que no dia você leve o máximo de documentos e exames que comprovem a sua situação de incapacidade de trabalhar.

A falta de exames pode fazer com que seu pedido de aposentadoria seja negado.

Conclusão sobre aposentadoria por invalidez

De fato, aposentadoria por invalidez requer que a pessoa, realmente, não tenha mais condições de continuar trabalhando. Quer seja por uma doença grave ou acidente/ machucado em alguma parte do corpo.

Vale lembrar que nem sempre este benefício será concedido facilmente. Sempre procure médicos de confiança e faça muitos exames para mostrar para o perito que você realmente não possui mais capacidade de trabalhar.

No geral, as pessoas acabam confundindo auxílio-doença com aposentadoria. Sempre reflita e veja se não é algo temporário ou se, de fato, é algo permanente e que você precisará da aposentadoria.

Embora seja definitiva, existem casos em que a aposentadoria pode ser suspensa. Principalmente quando a pessoa recebe a aposentadoria, mas continua trabalhando. Isso quebra as regras e faz com que a pessoa perca esse direito.

Espero que este artigo tenha te ajudado e leia também:

Investimentos para aposentadoria: por que investir pensando no futuro?

Publicidade
Starter RPO

Artigos Relacionados