O cartão de crédito consignado é uma linha de crédito que se destina a aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos. Por ter o valor das parcelas descontados diretamente em folha salarial, essa modalidade oferece vários benefícios.
Desde juros mais reduzidos, até facilidade aprovação, as facilidades são diversas. Principalmente quando comparado a outros cartões, inclusive para quem tenha alguma dívida negativada.
Ficou interessado? Então continue lendo e confira agora mais detalhes o cartão de crédito consignado. Desde o que é, a como funciona, quem pode ter, suas vantagens e como solicitar o seu!
O que cartão de crédito consignado?
O cartão de crédito consignado é uma linha de crédito similar ao cartão de crédito convencional. A diferença é que o cartão consignado não é voltado a todo mundo, mas sim direcionado para um público nichado.
O cartão foi desenvolvido apenas para aposentados, pensionistas do INSS e para os servidores públicos. Além disso algumas instituições financeiras também oferecem esse mesmo tipo de crédito aos funcionários de empresas privadas através do convênio de consignação.
Tanto cartão de crédito comum, quanto consignado tem limite de compras e gastos cobrados por meio de uma fatura mensal. E que possui data de vencimento escolhida pelo dono do cartão.
Porém, no cartão consignado desconta-se a parcela diretamente do recebimento do benefício ou salário. Inclusive, o valor mínimo de fatura a ser paga também é descontada do benefício. Então, isso reduz a probabilidade de inadimplência. E, consequentemente, dá ao banco a liberdade de oferecer taxas de juros e condições melhores aos usuários
Como funciona o cartão de crédito consignado?
Como você pode perceber o cartão consignado tem as mesmas funções do cartão tradicional. Porém se diferencia por estar vinculado à folha de pagamento.
Ou seja, se o dono do cartão não efetuar o pagamento da fatura até o vencimento, então um valor mínimo será descontado direto do salário ou do benefício que lhe é atribuído.
Por Lei (10.820/2013) é estabelecido um limite de crédito de 5% da renda líquida mensal. Esse percentual é exclusivo para uso do cartão consignável.
Dessa forma, se a renda líquida é de R$ 2 mil o cartão consignado é de 5% dessa renda, ou seja, o valor descontado na folha será de R$ 100. O saldo restando da fatura fica em aberto para ser pago por boleto ou incluso na próxima cobrança com acréscimo de taxas e juros.
Quem pode solicitar
Esse tipo de cartão consignado é direcionado para crédito pessoal acessível sem fazer uso de muita burocracia. No entanto é vinculado diretamente ao salário ou benefício do INSS. Por isso, é preciso ter renda fixa ou vínculo com a Previdência Social.
Podem solicitar o cartão consignado:
- Aposentados.
- Pensionistas do INSS que tenham benefício consignável.
- Servidores públicos, estaduais ou municipais.
- Colaboradores com registro em carteira.
Vantagens
O cartão de crédito consignado é uma opção de fácil adesão. Contudo esta não é a única vantagem de adquirir esse cartão. Entre os benefícios que esse cartão pode oferecer, estão:
- O cartão não tem anuidade – Não há taxas anuais e nem mensais de cobranças para utilização do cartão.
- Sem análise de crédito – Não há análise de crédito para aprovação, ou seja, mesmo com dividas negativadas é possível conseguir o cartão.
- Mais prazo para quitar parcelas – É possível parcelar as dívidas do cartão em até 72 meses para a maior parte dos clientes, já para pensionista do INSS e aposentados o prazo sobre para 84 meses.
- Possibilidade de saque usando o limite do cartão – Dá para sacar até 90% em dinheiro do limite do cartão.
- Saque em toda Rede Banco 24 Horas – Possibilidade de saque em toda a rede com cobrança posterior do valor na fatura.
- O cartão é internacional – É possível fazer compras internacionais com o cartão, mas tem que desbloquear a função.
- Taxas de juros mais baixas – As taxas de juros para beneficiários do INSS de acordo com o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) é fixa e próxima de 3% ao mês.
Como solicitar cartão de crédito consignado?
Para solicitar o cartão de crédito consignável é preciso comprovar renda fixa. Além disso, também é preciso buscar uma instituição financeira que tenha a oferta dessa modalidade de crédito.
No momento de fazer o pedido também é preciso ter em mãos documentos como:
- RG
- CPF
- Comprovante de endereço atualizado
- Comprovante de renda mais recente
Depois é só fazer a solicitação junto ao local ou por meio da internet, caso haja essa disponibilidade.
Portanto agora que já sabe tudo sobre o cartão de crédito consignado, verifique se você atende aos requisitos. E em caso afirmativo, não deixe de solicitar o seu!
Talvez você também se interesse pelo artigo: