O que é CDB

Publicidade

Se você procura por aplicações tão segura quanto a poupança, mas com rendimentos maiores, então precisa saber o que é CDB.

Esse tipo de investimento é um dos mais populares entre os investidores que buscam rentabilizar seu capital. Sobretudo por ser considerado um dos mais confiáveis do mercado, sendo ideal para quem está começando no universo financeiro.

Se este é o seu caso, acompanhe conosco essa leitura e entenda agora tudo o que precisa sobre o assunto. Desde o que é CDB, até como ela funciona ou então como investir no CDB. Confira!

o que é CDB
O que é CDB (imagem do Google)

O que é CDB: Vamos entender mais?

Publicidade

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. Basicamente, ele se trata de um investimento de renda fixa com emissão direta pelos bancos.

Considerado um dos investimentos mais acessíveis, ao adquirir título público é como se você estivesse fazendo um empréstimo ao banco. Ou seja, quando você adquire um CDB de uma instituição financeira, ela usa sua aplicação como crédito para financiar suas transações.

Em troca, o banco devolve seu dinheiro acrescido de juros (taxa de rentabilidade). Esses juros são firmados em acordo no momento em que você compra esse título público.

Segundo levantamento feito pelo B3, de 2020 até o primeiro semestre de 2022, o número de aplicações em CBD cresceu 20%.

Ou seja, cada vez mais pessoas estão enxergando o potencial rentável que esse investimento possui. E você também pode aproveitar essa oportunidade, afinal, qualquer pessoa pode ter essa aplicação em sua carteira de investimentos.

O que é CDB: Entenda as Vantagens

Publicidade

De modo geral, investir seu capital no CDB é algo que pode oferecer muitas vantagens. A começar pela facilidade.

Afinal, a maioria dos bancos e corretoras hoje em dia oferece essa opção de investimento entre seus serviços. E a compra desse título pode ser feita de maneira totalmente online. Ou seja, a burocracia aqui é mínima. Mas, esta não é a única vantagem que investir no CDB pode oferecer.

Maior rentabilidade

No CDB, seu dinheiro rende todos os dias. E o melhor, a taxa de rentabilidade aqui é maior que em outras aplicações, como a poupança, por exemplo.

Mais segurança

Quem investe no Certificado de Depósito Bancário conta com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos. O que isso significa?

Basicamente significa que no caso de haver algum problema com o banco, seus investimentos continuam protegidos. Aproveite para acessar esse link e saiba mais sobre esse fundo de proteção ao investidor.

Facilidade no resgate da aplicação

No CDB, você pode resgatar seu dinheiro investido quando quiser, uma vez que o tempo de carência tenha sido concluído.

Além desses benefícios, o CDB também é uma opção que permite diversificar sua carteira de investimentos. Sem falar que para resgate de vencimentos a longo prazo, o nível de tributação sobre suas aplicações é menor. Ou seja, investindo nesse tipo de aplicação você tem muito a ganhar.

Principais tipos de CBD

Ao todo, existem três tipos de CDB em que você pode investir. Um deles é o CDB pós-fixado.

Esse é um tipo de aplicação que considera as variações do CDI para definir a taxa de rentabilidade da aplicação. Ou seja, uma vez que esse percentual sofrer variações, o CDB também varia.

O segundo tipo é o CDB pré-fixado. Trata-se de m título de aplicação onde quem investe nele sabe quanto seu capital irá render até a data de vencimento da aplicação.

Por fim, o terceiro tipo é o CDB híbrido, que como o nome já traz é um tipo de aplicação que reúne os dois tipos anteriores. Isso quando falamos em termos de rentabilidade. Ou seja, nesse título os lucros são compostos por taxas que não variam e taxas que que variam de acordo com IPCA e CDI.

Como investir no CDB

Para investir no CDB é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é seguir os passos abaixo:

Agora que você já sabe tudo sobre CDB e como investir nesse título, aproveite essa oportunidade. E comece a rentabilizar seu capital hoje mesmo!

  1. Primeiramente escolha um banco ou instituição financeira de sua preferência que ofereça esse tipo de investimento
  2. Em seguida abra sua conta na instituição escolhida para começar a investir no CDB.
  3. Depois que estiver com a conta ativa, faça sua adesão a esse tipo de aplicação, selecionando o tipo de CDB em que deseja investir.
  4. Em seguida, transfira o valor que quer aplicar no CDB e pronto!

Depois que efetuar a transferência, você pode entrar na área do banco destinada a esse investimento. E acompanhar todas as operações e rendimentos que o CDB disponibiliza.

Publicidade
Starter RPO

Artigos Relacionados