O que são fundos imobiliários

Publicidade

Você já ouviu falar ou sabe o que são fundos imobiliários? Se não, está perdendo uma ótima oportunidade de ingressar em um mercado bastante promissor e rentabilizar seu dinheiro de uma forma prática e segura.

O FIIs ou Fundos de Investimentos Imobiliários é uma modalidade que proporciona uma série de vantagens aos seus investidores. Por meio dela, é possível receber dividendos e garantir uma renda mensal aplicando seu capital em empreendimentos imobiliários. Ficou interessado?

Então acompanhe essa leitura e aproveite para ficar por dentro de tudo sobre o assunto. Veja agora o que são fundos imobiliários, como funciona esse mercado, as vantagens e, principalmente, como investir em Fiis. Confira!

O que são fundos imobiliários
O que são fundos imobiliários (imagem do Google)

O que são fundos imobiliários

Publicidade

Em termos gerais, Fundos de Investimentos Imobiliários ou FIIs é um tipo de investimento voltado para ativos imobiliários. Nele, o investidor adquire uma ou mais cotas do FII através da Bolsa de Valores.

A partir disso, ele pode rentabilizar seu investimento de duas formas. Uma delas é com a valorização da cota na Bolsa. E a outra é através dos dividendos pagos mensalmente ao cotista pelo administrado do Fundo.

Normalmente, os investimentos feitos nessa modalidade envolvem empreendimentos com imóveis como prédios, galpões, shoppings, entre outros. Mas, nele também podem ocorrer outros focos de investimentos também associados ao mercado imobiliário. É o caso de alguns fundos que aplicam o capital em títulos de crédito imobiliários.

Tipos de fundos imobiliários

Tão importante quanto saber o que são fundos imobiliários é entender que essa modalidade não conta apenas com um tipo de Fundo. Na verdade, existem vários tipos de fundos imboliários em que você pode investir. Abaixo, listamos alguns dos principais, veja:

Fundo imobiliário de tijolo

Basicamente, trata-se de um tipo de fundo imobiliário que investe em lajes e empreendimentos físicos. O objetivo de quem investe nesses fundos de tijolo é comprar imóveis comerciais prontos, ou então investir na construção ou locação desses empreendimentos. O que inclui desde faculdades, até hospitais, galpões, prédios comerciais, entre outros imóveis.

Publicidade

Após a aquisição dos imóveis, o próximo passo do fundo imobiliário de tijolos é buscar interessados em usar esses empreendimentos. Assim, a renda mensal adquirida a partir do imóvel é distribuída entre os cotistas do Fundo.

Recebíveis (Fundos imobiliários de papel)

Nesse tipo, os investidores aplicam seu capital em títulos de crédito imobiliário como CRI, cotas de outros FIIs, LCI, entre outros. Basicamente, a renda no fundo imobiliário de papel advém da venda ou dos dividendos gerados a partir desses títulos de crédito.

FOFs (Fundos de Fundos)

Outro tipo de fundos imobiliários em que você pode investir é nos Fundos de Fundos. Nele, os investidores aplicam seus recursos em cotas de outros fundos imobiliários. O que pode incluir desde Fundos de tijolo, até Fundos de papel ou mesmo outros FOFs, por exemplo.

Sendo assim, se o seu objetivo é diversificar seu investimento em uma única aplicação, essa sem dúvida é uma boa escolha.

Fora os fundos citados acima, em março de 2021, o Governo criou um fundo especial chamado de FIAGRO. Trata-se de um subtipo de fundo imobiliário, onde o investidor pode aplicar seus recursos em imóveis ligados ao setor agropecuário. O que inclui desde terras agrícolas. Até CRAs (Títulos de créditos gerados por agentes que fazem parte cadeia de produção do agronegócio), entre outros.

Vantagens dos fundos imobiliários

Mesmo depois de saber o que são fundos imobiliários ainda tem dúvidas se investir nessa modalidade vale a pena? Então saiba que esse mercado, além de promissor, oferece muitas vantagens que vale a pena destacar, como:

  • Investir em fundos imobiliários lhe garante um fluxo de renda mensal
  • É um mercado que está aberto a qualquer pessoa, até mesmo quem possui pouco dinheiro para investir
  • Investimentos em fundos imobiliários são regulados pela Comissão de Valores Mobiliários, garantindo maior segurança a esse tipo de investimento

Como investir em fundos imobiliários

Investir em fundo imobiliário é muito fácil. Tudo o que você precisa fazer é seguir os passos abaixo:

  1. Primeiramente selecione uma corretora de valores confiável para comprar suas cotas;
  2. Em seguida, abra uma conta na corretora escolhida. A conta é aberta mediante cadastro onde terá que fornecer alguns dados pessoais e documentos;
  3. Transfira para corretora o valor que pretende investir nos fundos imobiliários;
  4. Selecione o tipo de Fundo Imobiliário que deseja investir;
  5. Depois que escolher o fundo imobiliário, encaminhe para corretora a ordem de compra com a quantidade de cotas que deseja adquirir.

Viu como é simples investir em fundos imobiliários. Mas, assim como qualquer outro investimento, este também possui seus riscos. Portanto, apenas saber o que são fundos imobiliários não é o suficiente para começar a investir nesse mercado.

Estude bem essa modalidade, os riscos envolvidos e então, decida se quer investir em fundos imobiliários!

Publicidade
Starter RPO

Artigos Relacionados