Confira as melhores ações para se aposentar

Publicidade

Afinal, é possível se aposentar com ações? Mesmo as ações sendo uma modalidade de investimento de renda variável, ou seja, mesmo a pessoa correndo o risco de perder dinheiro, é possível criar um planejamento para se aposentar com ações.

De fato, para você se aposentar com ações é necessário não somente estudos, mas aprender a criar uma carteira com bons setores de investimento e investir pensando sempre no longo prazo.

Quer aprender como se aposentar investindo? Confira aqui as nossas melhores opções de ações para você garantir um futuro melhor com renda variável.

ações para se aposentar
Crédito: Biblioteca de imagens/ CANVA

Ações para se aposentar

Publicidade

Recentemente escrevemos um artigo sobre Como viver de Dividendos e explicamos a magia que é investir pensando no longo prazo e considerando sempre as empresas que pagam dividendos mensais, semestral ou anual para os investidores.

Os dividendos, para quem não sabe, é uma forma que as empresas dividem o lucro líquido com os investidores e repassam para essas pessoas uma porcentagem referente a quantidade de ações. Ou seja, quanto mais ações, maior será o valor recebido em dividendos.

Isso é incrível e muito importante quando falamos em liberdade financeira. Porém, investir sem pensar no longo prazo, sem considerar setores, sem acompanhar as notícias do mercado financeiro pode, de fato, prejudicar e muito o seu futuro.

De fato, é totalmente possível se aposentar investindo no mercado de ações, porém você precisa ter um perfil mais “intelectual”, ou seja, precisa considerar muitas coisas antes de investir em alguma empresa.

Dito isso, confira as nossas melhores dicas para você investir com foco na aposentadoria.

1. Invista com pensamento de longo prazo

Publicidade

Warren Buffett, um dos maiores investidores do mundo, possui uma visão muito interessante sobre investimentos. Para ele, o melhor caminho que as pessoas podem tomar é: investir e segurar. O que isso significa?

Significa que você não pode cair na ilusão de comprar e vender as suas ações a todo momento. É preciso analisar as condições de cada empresa e olhar sempre com pensamento de longo prazo.

Afinal, a sua aposentadoria será só daqui a 20, 30 anos. Por que investir pensando só no curto prazo? Seja como o Warren Buffett, invista somente nas empresas que você acredita que daqui a 10, 20 anos ela estará firme e forte.

2. Diversifique a sua carteira com base nos setores

Quando falamos de aposentadoria, sempre pensamos em um futuro distante. Existem empresas que surgem hoje, fazem sucesso e daqui a 10 anos acabam falindo. Por que isso acontece? Muitas vezes é por conta da má gestão financeira, falta de inovação, produtos que não possuem mais tanta utilidade.

Pois bem, se você quer se aposentar com ações, naturalmente precisa investir em empresas com tradição no mercado. Além disso, precisa diversificar os setores de investimentos.

O que isso significa? Imagina que você investiu em 3 empresas, todas do setor de alimentos e, de repente, aconteceu uma crise que afetou todo sistema alimentício. É possível dizer que as suas empresas de alimentação serão afetadas, certo? E com isso você perderá muito dinheiro.

Investir somente em um setor é muito arriscado. Sempre diversifique para não correr tantos riscos de perder “tudo” de uma vez. Tenha ações no setor de energia, alimentação, seguros ou qualquer outro setor que você goste.

Isso fará que, caso um deles entre em crise, os outros supriram as suas perdas.

3. Nunca compre ações sem estudar

Pois bem, nossa última dica para você investir nas melhores ações pensando, é claro, na aposentadoria é que você não pode investir sem estudar.

Muitas pessoas amam investir em ações somente porque o nome da empresa está em alta. Porém, por falta de estudos, acabam escolhendo ações ruins e que darão prejuízos para os investidores.

Nunca considere investir em uma empresa sem antes fazer um estudo completo. Analise o histórico, os gestores, os planos de inovação, os gráficos, os valores, o lucro líquido, as dívidas. Bom, resumindo, gaste tempo, mas invista com argumentos.

É melhor gastar muito tempo estudando ações para o futuro do que investir em qualquer empresa e perder muito dinheiro rapidamente.

Bônus: Não invista no setor de varejo

Essa dica bônus é do grande investidor brasileiro Luiz Barsi. Ele não recomenda o investimento nesse setor, pois o varejo, além de ter muita concorrência, a margem de lucro é muito baixa.

Ou seja, as empresas de varejos possuem gastos enormes e lucram pouco com a vendas dos produtos.

E, sempre quando ocorre uma crise financeira, é justamente o setor de varejo que é mais afetado. Sendo assim, não é uma boa opção de ações para se aposentar.

De curto prazo pode ser interessante, mas a longo prazo não!

Publicidade
Starter RPO

Artigos Relacionados