Afinal, você sabe o que são dividendos? Será mesmo que é possível viver de dividendos? Quanto que precisaríamos de investir para viver, exclusivamente, de dividendos?
Pois bem, hoje falaremos de tudo o que você precisa saber sobre dividendos e quais são as melhores estratégias para viver somente de renda vinda de ações e fundos imobiliários.
Se você quer aprender como viver de dividendos, então fique aqui até o final e confira tudo o que você precisa saber sobre dividendos.
Viver de dividendos: o que você precisa saber
Antes de falarmos qual é a melhor maneira de viver de dividendos, começaremos explicando o que é dividendos e por que eles são importantes na vida de um investidor.
Dividendos, de modo resumido, é basicamente a distribuição que as empresas fazem para os acionistas do lucro líquido. Ou seja, empresa X faturou Y de lucro anual, ela pega esse valor e repassa parte para os investidores que possuem ações da empresa.
No geral é possível receber dividendos investindo em renda variável, ou seja, em ações e fundos imobiliários.
Mas cuidado, não são todas as empresas que repassam os lucros para os acionistas. Algumas retém o lucro para ela e usam do dinheiro para o crescimento da empresa. Fazendo assim, os acionistas ganharem dinheiro com a valorização das ações dessa empresa.
Procure, antes de investir, pesquisar qual as empresas que você repassam os lucros em forma de dividendos e quais não repassam.
Vale lembrar que existem empresas que repassam dividendos e depois param. Alternam entre crescimento do valor das ações e divisão de lucros com os investidores.
Hoje não falaremos quais ações você deve comprar e não considerem nossos exemplos como “dica” de investimento. Busque estudar cada empresa com atenção e invista de maneira racional.
Ações que pagam dividendos
Bom, para viver de dividendos, primeiramente é preciso pesquisar quais empresas pagam para os seus acionistas dividendos e qual é o período de aquisição máximo e as datas de pagamentos.
Bom, sobre a aquisição, geralmente as empresas divulgam às datas máximas que o investidor tem para comprar as ações. Passando da data, ele não recebe os dividendos de determinado período.
Ok, você entendeu que é preciso se atentar as datas que as empresas divulgam, certo? Mas será que comprando ações você receberá todos os meses?
A resposta é depende. Depende de como as empresas repassam os lucros. No geral, existem empresas que pagam mensalmente ou que pagam a cada semestre ou até mesmo anual.
Por isso é importante pesquisar e analisar as formas de pagamentos das empresas do mercado de ações.
Por exemplo: A empresa Itaúsa (ITSA3/ITSA4) distribui, mensalmente, dividendos para os investidores. Porém a Petrobras (PETR4) paga somente a cada trimestre.
Ações: qual a melhor estratégia para viver de dividendos?
Pois bem, a melhor estratégia para você viver de dividendos consiste em diversificar a sua carteira de investimentos com base no modo de pagamento das empresas.
O que isso significa? Significa que você precisa definir e investir em, pelo menos, 3 empresas que pagam dividendos mensalmente, 3 que pagam a cada trimestre ou semestre e 3 que pagam anualmente.
Não é recomendável você “apostar” todas as suas fichas em uma única empresa. Sempre invista em empresas de setores diferentes. Isso protegerá seu capital.
Após escolher quais empresas você deseja investir, é importante fazer alguns cálculos sobre quantas ações você terá que investir para receber X de dividendos e se esse X será o suficiente para você viver.
Por exemplo: Empresa Y paga mensalmente dividendos no valor de 0,50 centavos por ação.
Considerando que cada ação custa 15 reais e você receberá 0,50 centavos por ação, agora basta fazer uma conta simples. Como chegar aos mil reais mensal? Você precisará comprar 2 mil ações (1000/0,50).
Considerando que cada ação custa 15 reais (não entrarei em detalhe dessa ação pode subir ou descer conforme o passar dos anos), e você precisa de 2 mil ações, logo, 2000 x 15 = 30 mil reais para conseguir a renda de mil reais mensal.
“Ah, mas não consigo viver com mil reais mensal”
Pois bem, basta multiplicar o valor total de nosso exemplo pelo valor que você deseja receber. Caso seja 3 mil mensal, basta multiplicar 30 mil x 3 = 90 mil reais para receber este valor de 3 mil mensal.
Conclusão sobre viver de dividendos
No geral, para viver de dividendos requer atenção e muito investimentos. Pense sempre no longo prazo e faça investimentos somente em empresas grandes e bem administradas.
É possível viver de dividendos investindo em fundos imobiliários também. A lógica é a mesma: pesquise as empresas, os valores e quanto que elas pagam. A vantagem do FIIS é que os dividendos são mensais.
Espero que este artigo tenha te ajudado e leia também:
5 passos para criar renda passiva.