Como escolher um bom fundo imobiliário?

Publicidade

Afinal, você sabe me dizer o que é preciso avaliar antes de comprar cotas do fundo imobiliário? Investir em FIIS requer não somente dinheiro, mas também ter bons conhecimentos sobre gestão, dívidas e análise econômica.

De fato, você não irá gastar seu dinheiro investindo em qualquer empresa do ramo de fundo imobiliário, certo? É sempre necessário estudar alguns elementos antes de fazer qualquer ação em relação a compra.

Pensando nisso, veja como escolher um bom fundo imobiliário de maneira rápida e prática.

fundo imobiliário
Crédito: InfoMoney

Fundo Imobiliário: o que você precisa saber

Publicidade

De fato, os Fundos de Investimentos Imobiliários (FII) são uma excelente opção de investimento de renda variável.

Com FII você poderá investir no setor imobiliário. A maior vantagem do FIIS para, por exemplo, ações, é que os fundos garantem ao investidor uma renda quase mensalmente.

Estando tudo em ordem, você receberá todos os meses uma espécie de aluguel, ou melhor, dividendos por conta das cotas em que você tem a posse.

Vale lembrar que o valor recebido sempre será proporcional à quantidade de cotas que você tem investidas.

Mas afinal, como escolher um bom fundo e quais os cuidados que devo tomar antes de investir?

1. Análise o mercado

Publicidade

Antes de comprar qualquer cota de FIIS, você precisa entender que o setor imobiliário nem sempre estará em alta. Com as crises econômicas e políticas, as pessoas ficam receosas em investir em imóveis, consequentemente o setor imobiliário acaba sendo afetado.

Embora o valor não desça ou suba muito rapidamente, o investidor desatento pode perder bastante dinheiro e oportunidades por não levar as condições de mercado do setor imobiliário em consideração.

2. Análise a liquidez

Pois bem, imagine que você invista em um FIIS com baixa liquidez e deseja vender. O que acontecerá? Você não conseguirá vender rapidamente e terá o seu dinheiro “preso” enquanto ninguém compra as cotas.

Por quê? Baixa liquidez significa que poucas pessoas estão querendo comprar aquelas cotas. Quanto menos negociações, mais baixo será a liquidez.

Sempre prefira investir em empresas que possuem muitas negociações diárias. Próximas de 1 milhão de negociação. Isso é um indicativo que essa cota possui alta liquidez.

3. Análise o relatório gerencial

De fato, essa é uma das partes mais importantes antes de você investir em qualquer fundo. É fundamental que, você investidor, pare e leia com atenção o relatório gerencial que é publicado pelos fundos periodicamente.

Invista tempo nisso e estude com atenção todo o relatório. Assim você terá noção sobre os gestores, terá dados financeiros do fundo e por aí vai.

Essas informações são de extrema importância para uma boa decisão de compra.

4. Análise o FII – busque diversificar

O que isso significa? Será que é um FII de somente um imóvel ou vários? Um inquilino ou diversos inquilinos?

Em ações diversificamos a carteira conforme os setores. Em FII diversificamos com relação a quantidade de imóveis, inquilinos etc.

Analisar o FII significa que você precisa pesquisar e entender qual(is) imóvel(is) está investindo e elaborar meios de diversificar a sua carteira.

Afinal, deixar todo o seu dinheiro em um único fundo pode levar você a perder muito dinheiro. Basta esse fundo cair em crise.

Por isso que a diversificação é uma boa escolha. Se um entrar em crise, o outro fundo poderá cobrir os prejuízos.

5. Análise o histórico de pagamentos

Essa dica é somente um complemento da dica número 3. No momento em que você for pesquisar e olhar o relatório gerencial, busque observar como é o histórico de pagamentos de dividendos para os investidores.

Pagam regularmente? Alteram todos os meses o valor? Ou é pagamento fixo?

Veja os gráficos de pagamentos para ter uma noção de como esse fundo colabora com os investidores.

Publicidade
Starter RPO

Artigos Relacionados